Para muitos a função do designer se restringe apenas a criar projetos funcionais e bonitos, mas se engana quem pensa assim. O design está presente em quase tudo a nossa volta, e pode se relacionar com as pessoas das mais variadas formas, não se restringindo apenas ao campo visual, mas podendo também se relacionar com os outros sentidos do nosso corpo.
Abaixo, podemos ver alguns exemplos de gifs onde é possível "escutar" mesmo sem possuir som algum.
O design também possui um papel fundamental na influência de emoções em quem consome seu trabalho. Através de cores, fontes, embalagens, formas, sons e até mesmo cheiros, o designer consegue estimular sensações como leveza, alegria, nostalgia, pertencimento, etc.
A Importância do som na criação de emoções
Para muitos a música em um filme ou jogo não passa apenas de um complemento, detalhe ou capricho, porém desde o cinema mudo já existia uma preocupação que relacionava a sonoplastia com as emoções do espectador. Na época onde os únicos sons presentes na sala de cinema eram apenas de músicas, os músicos recebiam partituras informando o que deveria ser tocada em cada momento do filme. Em cenas onde eram mostrado vilões, as músicas eram tocadas em acordes graves, para soar com tom de mistério e perigo, as cenas de heróis recebiam músicas vitoriosas e cenas de fuga recebiam músicas rápidas. Até hoje o cinema e os jogos ainda utilizam esses princípios para criar emoções em quem o consome. Veja abaixo um exemplo de como o som pode mudar completamente a percepção de uma cena:
Vamos ver a seguir alguns exemplos onde o design é aplicado de forma a interagir das mais diversas formas com o nosso corpo através dos 5 sentidos.
Realidade virtual
Realidade virtual já não é mais uma novidade presente apenas em filmes futuristas, ela já vem sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como a de games, de filmes e até mesmo em áreas como a da saúde. A imersão em outra realidade através de sons e imagens eleva a experiência de um usuário a níveis jamais alcançados anteriormente, possibilitando que o mesmo vivencia experiências cada vez mais próximas ao real. Óculos de realidade virtual já podem ser facilmente encontrados em diversas lojas e os mais diversos celulares já tem capacidade de criar experiências incríveis. Veja abaixo um exemplo de uso da realidade virtual na área da saúde para auxílio de aplicação de vacinas em crianças que tem medo, transformando o tempo no hospital em uma hora de lazer:
Cinema 4D
Apenas o estímulo visual parecia pouco para a indústria do cinema, a experiência de se assistir um filme, passou por diversas transformações durante os anos e com a chegada do cinema 4D ocorre uma integração entre os mais diversos sentidos na hora de prestigiar uma obra cinematográfica. Cadeiras que se movem, efeitos de som, efeitos de luz, água e até mesmo cheiros estão presentes nessa experiência que tem o intuito de fazer com que o espectador tenha uma imersão cada vez mais profunda naquilo que está sendo assistido.
Reactable
Utilizando estímulos sonoros, visuais e táteis, a reactable se trata de uma interface mista, que possibilita que o usuário crie músicas através da interação de objetos como uma tela digital. Veja abaixo uma performance usando o instrumento:
Impressora 3D de comida viva
Através de um código de programação específico a impressora 3D é capaz de empilhar diversos materiais comestíveis e nutritivos, criando uma espécie de comida vida formada por sementes, brotos e fungos. Antes apenas era possível criar alimentos ricos em gorduras e de baixo valor nutritivo.
fontes:
https://medium.com/chocoladesign/design-usando-os-5-sentidos-bfa6e9185315
https://www.youtube.com/watch?v=bCpYbSz1KqE
https://www.youtube.com/watch?v=yvXXw7oeLWo
https://www.cineclick.com.br/noticias/sao-paulo-ganha-primeira-sala-4d-do-pais
http://reactable.com/
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/26/Impressoras-3D-comida-viva-esse-%C3%A9-o-futuro-da-alimenta%C3%A7%C3%A3o
Comments