top of page
Buscar
Foto do escritorMatheus Marques

Os Smartwatchs e seus sensores

Atualizado: 25 de mai. de 2019



Apesar de parecerem apenas relógios comuns, os smartwatches são muito mais do que isso. Estes pesquenos dispositivos são capazes de realizar funções similares a Smartphones possuindo sistemas operacionais e aplicativos próprios, podendo ser considerado como um computador vestível. Sua popularização fez com que diversas marcas criassem seus próprios smartwatches, tendo eles versões mais simples que podem custar menos de 100 reais e chegando a casa dos milhares de reais nas suas versões mais incrementadas.

O Smartwatch vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente estre os amantes da prática de esportes, já que é comum esses relógios contarem com um sistema que monitora todos os seus movimentos, passos e frequência cardíaca, podendo gerar um relatório muito completo sobre seu dia-a-dia.


Agora vamos conhecer melhor os sensores que permitem que os Smartwatches possuam tantas funções:


Sensor de Batimentos cardíacos

Este sensor mede a frequência cardíaca através de uma luz de LED que penetra na sua pele e mede mudanças dessa luz através do fluxo sanguíneo em seus vasos e capilares. Quando o ritmo do fluxo sanguíneo aumenta, a frequência de medição aumenta também. Os dados são enviados para um microcontrolador, como o Arduíno através de um único pino de sinal.



Acelerômetro



Além de calcular sua movimentação, o acelerômetro também é capaz de medir a movimentação do dispositivo, permitindo que ele saiba quando você está em movimento e como esta movimento está sendo executado, além de informar, por exemplo o movimento que você faz com o braço para ver as horas, assim acendendo o visor do relógio. Um acelerômetro funciona com base em um sistema de molas e pesos em 3 eixos (x,y,z) para medir a movimentação de forma tridimensional, identificando para qual angulo houve movimento. Os dados dos 3 eixos são registrados e comparados para calcular de maneira exata a posição do dispositivo. No caso de dispositivos menores como o SmartWatch o acelerômetro é adaptado, para não ser necessário o uso de molas e pesos, e sim com base em uma espécie de chip, porém a lógica é a mesma, porém de uma forma reduzida e plana.


Pedômetro



O pedômetro é o sensor responsável por medir a quantidade de passos dado por uma pessoa. Este sensor pode funcionar de duas formas, ou mecânica ou elétrica, no caso da mecânica, esse sensor possui uma espécie de pendulo que se move junto com que o usa a cada passada, contabilizando assim os passos. Já o elétrico se baseia no impacto do pé no chão.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NATU

Comments


bottom of page